sábado, 24 de julho de 2010

Revisando o Histórico do projeto Gaita em TB.


O que é projeto GaitaemTB?

O projeto gaita em TB é fruto de duas coisas um sonho e uma realidade.

Do sonho de utilizar um conhecimento adquirido em prol de uma causa nobre e edificante, levando musica a vida de muitos que ainda não a perceberam, em especial conhecimentos da musica através da harmônica (gaita), que traz não somente um instrumento a ser tocado, mas com ela toda uma cultura musical de outros que anteriormente transformaram o que parecia ser um instrumento tão pequeno em uma gigantesca opção para quem quer exercer a musica.

E também uma realidade, nos dias de hoje muitos de nossos jovens já não tem muita opção e muito menos condições de aprender e praticar musica, e às vezes acaba se enveredando por outros caminhos como os da droga, do álcool e o da depressão.

No que consiste?

Levar musica através das técnicas empregadas para se tocar gaita de boca a jovens que por um motivo ou outro não podem ter acesso a este tipo de recurso.

Objetivando não somente o aprendizado das técnicas do instrumento, mas também o elevo da auto-estima dos jovens que lá estão e a recuperação da dignidade, para que através da musica eles possam desenvolver uma percepção mais elaborada do mundo que os rodeia, principalmente descobrindo que são capazes de ir alem do que imaginam.

Como funciona o projeto?

O projeto é bem simples e se dividiu em 5 passos :

Reunir interessados na proposta (aprender a tocar gaita).

Encontrar um lugar disponível para ministrar as lições.

preparar o material didático apropriando - o para realidade que os futuros gaitistas não têm noção alguma de musica e muitas vezes não tem acesso a web, pelo menos não com freqüência.

Fornecer os instrumentos, pois o projeto visa ensinar musica gratuitamente, mas também entende que muitos podem se alto excluir por não poderem comprar o instrumento que não é caro, mas que para muitos custa um dinheiro que tem que ser disponibilizado para outras necessidades.

iniciar a aplicação as lições acompanhando bem de perto o desenvolvimento de todos.

Como surgiu o projeto?

Em um determinado dia de sábado no mês de dezembro de 2009, eu estava ministrando uma palestra sobre drogas e álcool a jovens da Comunidade de vila São Luiz, e vendo a realidade daqueles jovens e o esforço das lideranças locais, ao termino do evento conversei com eles sobre a possibilidade de realizarmos um projeto de inserção dos jovens no universo da musica através da gaita de boca.

Sendo assim eles verificaram a disponibilidade de espaços para realização das aulas ficado fixo o local dos encontros no porão da igreja católica local, que me pareceu muito apropriado devido a reverberação (eco) que o ambiente oferecia.

Também eles realizaram o levantamento dos interessados em freqüentar o curso e me repassaram a lista de interessados para que eu pudesse apurar quantas gaitas e quantas apostilas seriam necessárias.

Estando tudo preparado no dia 13 de março demos inicio aos encontros do Projeto Gaita em TB ,onde lhes foi apresentada a gaita de boca ,seu funcionamento e variedades.

E nos encontros seguintes demos seqüência ao aprendizado das técnicas que envolvem o instrumento.

E no momento nos preparamos para expandir o projeto em outras áreas da cidade

Quem apóia o projeto?

A princípio nosso projeto contou com o apoio das comunidades em que atuamos, e com doadores anônimos e associações não governamentais que nos ajudaram na obtenção dos primeiros recursos, mas em nosso plano de expansão contamos com o apoio da Bends Harmônicas, promissora Fabricante nacional de harmônicas que se identificou com nosso humilde projeto e se propôs a ser parceira não somente como empresa do ramo da musica, mas principalmente como empresa comprometida com o futuro de nosso pais.

Sobre Ricardo Skalinski, idealizador do projeto?

Não vivo apenas de musica propriamente dita, pois alem da musica, trabalho na área manutenção de uma grande empresa papeleira aqui do Paraná, mas, minha historia com a gaita começou quando um amigo chamado “Marcos Willian” me mostrou algumas musicas do cantor/gaitista /compositor Simion Brother (Antigo vocalista do katsbarnea), muito conhecido no meio gospel, onde haviam muitos rifs de gaita ,fiquei fascinado ,e logo tratei de arrumar uma gaita para mim ,no princípio o som era horrível ,mas pensei comigo não deve ser impossível ,então durante dez anos tenho buscado cada vez mais aperfeiçoar a arte ,no princípio meus primeiros passos foram de forma auto Didata,pois em um raio de 300 km não havia professores deste tipo de instrumento, mas percebi que alguns detalhes seriam impossíveis de se aprender sozinho ,então parti para auxilio on line que me deu um progresso considerável e tive meu primeiro contato com o blues ,mas ainda não foi o bastante ,então me propus a me deslocar a Curitiba para estudar com gaitistas da capital ,como por exemplo Benevides Chureia Jr.

Atuo desde 2009 como instrutor particular de harmônica de uma conceituada escola de musica de minha cidade a “Banks som” (0 xx 42 3273-3766 cito rua Manoel ribas ,190-centro –Telêmaco Borba-centro).
Tenho atuado em parcerias com produtoras da região, realizando gravações com harmônica em trabalhos de musica cristã., e também fazendo participações em casamentos, como gaitista,pois a gaita tem um timbre que traz também um ar de muito romantismo.
E já a cerca de 13 anos estou inserido em um ministério de musica ligado a igreja católica através da comunidade de aliança Poço de Jacó (RCC) chamado “Restauração” ,onde atuo como um dos vocalistas e gaitista.

O que é um ministério de musica?

Um ministério de musica é mais do que uma formação de músicos, pois são ligados não somente pela musica, mas também pela fé.

Nosso ministério atua em eventos de pequeno, médio e grande porte, eventos que tem por objetivo combater através de mensagens de cunho cristão propagada nas canções, e em palestras ministradas, os grandes flagelos de nossa sociedade como, as drogas,o álcool ,a prostituição entre outros ,pois mesmo nossa região estando longe dos grandes centros nossos jovens não estão distantes destas ameaças .

Todos os componentes são voluntários, pois sua atuação nesta formação é idealista e não intenciona obtenção de lucros, mas a dedicação e o comprometimento são impecáveis.

Que constatações já puderam ser feitas através do projeto?

Nestes últimos meses pude constatar que mesmo a harmônica sendo um instrumento tão pequeno, o aprendizado de suas técnicas tem um efeito gigantesco na vida dos jovens que se propõem a se enveredar por estes caminhos, caminhos cheios de Blues, Jazz e Bends.

Ricardo Skalinski

Coordenador do projeto GaitaemTB

Pesquisar este blog